Calculadora Moda ESG: ReA Branding + buycauses

Calculadora Moda ESG: ReA Branding + buycauses

Escrito por Criável

É fato que o mercado já reconhece e valoriza quem está transformando a indústria da moda através de boas práticas. Porém, o grande desafio em relação às questões ambientais, sociais e degovernança é justamente mensurar tanto os esforços quanto os impactos. Então, e se existisse uma Calculadora Moda ESG, que pudesse te entregar o nível de sustentabilidade do seu negócio?

Em 2015, a ONU propôs aos países membros um pacto global com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde então, o setor privado busca maneiras de assegurar que desafios como a manutenção dos direitos humanos, ações contra as mudanças climáticas e a luta contra a desigualdade sejam enfrentados.

Cinco anos depois, o avanço da pandemia unido a hábitos de consumo das novas gerações- cada vez mais conscientes -, o conceito de ESG(Environmental, Social and Governance), cunhado em 2004 por Kofi Annan, antigo secretário-geral da ONU, junto a 50 líderes do mercado financeiro, voltou a ganhar força e rapidamente tornou-se um indicativo relevante para a Indústria.

A partir da necessidade deste cálculo, a buycauses, marketplace de moda sustentávelfundado por Cris Pavão- gestora de negócios globais e especialista em Inovação; uniu-se à Renata Abranchs Branding, que atua há 25 anos no mercadoda Moda como pesquisadora e consultora de branding, para criar a Calculadora Moda ESG. Através da metodologia, épossível obter uma avaliação inédita, quantitativa e qualitativa, do nível de sustentabilidade egovernança socioambiental de negócios de Moda.

Em meio a um processo de reposicionamento da buycauses, acompanhado e inspirado pela Renata Abranchs, Cris entendeu que era preciso uma forma de avaliar todos os aspectos ESG. Mais do que isso, encontrar um equilíbrio entre eles. “Eu fiquei super entusiasmada porque foi um momento importante de busca e transformação da BUY, além de conseguir colocar no papel de forma numérica as ideias que estavam na minha cabeça”.

O que é a Calculadora Moda ESG, afinal?

A ferramenta que vem sendo construída e aprimorada há cerca de 02 anos. Surge como intuito de facilitar uma visualização concreta referente ao ESG, além de educar, informar eposicionar negócios. Assim, é possível atestar e principalmente comunicar ao mercado econsumidores as boas iniciativas nas quais o seu negócio se engaja. O cálculo consideraações sustentáveis em três dimensões: para o planeta, para a sociedade e de governança.

Na Calculadora Moda ESG, é preciso responder questões referentes a estes três pilares. Que tipos de matérias-primas são utilizadas, se o negócio se preocupa comdiversidade e inclusão, quais são as condições de trabalho, se os produtos são feitos no Brasil, se existe transparência na gestão, entre outros aspectos que garantem o equilíbrio entre asfrentes do ESG. Para Renata, “a Calculadora Moda ESG é uma ferramenta prática de gestão que viabiliza “tirar um retrato” dos nossos negócios, para que, a partir dele, possamos tomarmelhores decisões, traçar metas e declarar nossas ações mais efetivas”.

#ApertaOESG

Além da nota por categoria ESG, ao final do cálculo, cada negócio recebe uma TAG ESG própria, que declara as melhores práticas da empresa; uma análise de nível com oposicionamento do negócio em relação ao mercado de Moda brasileiro e a possibilidade de participar da comunidade Aperta o ESG, uma rede deprofissionais, especialistas e entusiastasem sustentabilidade que começou a se formar em junho deste ano, em uma série delivessobre o tema.

A primeira temporada contou com a participação de grandes nomes da modaregenerativa como Fernanda Simon e Paloma Gervasio do movimento Fashion Revolution, Yamê Reis da Moda Verde, Gabriela Schott e Denise Frade da Ecomaterioteca, Augustina Comas da Comas, Sandra Garcia da T. Christina, Stella Messias e Taciana Abreu do Grupo Soma e Raísa Martins e Gustavo Narciso do Instituto C&A, gerando grandes reflexões e um volume de conteúdo fantástico que pode ser visto aqui.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.