Collab entre concorrentes. Pode isso, Arnaldo?

Collab entre concorrentes. Pode isso, Arnaldo?

Escrito por Criável

Não é de hoje que as collabs estão presentes no universo da Moda. A última década foi especialmente marcada por esse tipo de ação entre marcas que, geralmente, pertenciam a seguimentos/públicos diferentes. No entanto, uma nova forma de colaboração vem chamando a nossa atenção nos últimos tempos: a collab entre marcas “concorrentes”. Quem aí acompanhou Gucci X Balenciaga? Embora ambas pertençam ao grupo Kering, poderiam ser consideradas concorrentes no nicho do Luxo. Aqui no Brasil, na última semana, a gente também acompanhou o lançamento da collab entre a Aro Swimwear e Vênus Atômica, duas marcas de moda praia que dialogam com o mesmo público e possuem os mesmos valores. Talvez, se isso tivesse acontecido há algum tempo, poderia até soar estranho. Mas, hoje, não mais. Acompanhe pra entender:

Aro + Vênus Atômica

Branding na veia

Sim, essa competição insana por uma fatia de mercado não costuma pesar pra marcas que possuem consciência de seu branding e dialogam intimamente com as suas comunidades, pois constroem elos que são praticamente indestrutíveis. Seus seguidores são engajados, apaixonados e compram qualquer ideia, além de reconhecerem na marca uma assinatura de estilo única.

Hackear o sistema é novo normal

Cada vez mais, a Moda vem nos mostrando que não existe certo ou errado e isso é uma influência direta da Geração Z, que está descontruindo uma série de padrões/conceitos que foram impostos por décadas em termos de Beleza, estética, comportamentos e hierarquia. Portanto, hackear o sistema é o novo normal. Pros Gen-Z, “concorrência” parece um termo obsoleto que remete a um gestor tiozão bigodudo e engravatado.

Gucci + Balenciaga

Concorrentes Amigas

Quando a gente se refere à marcas de porte pequeno, como a Aro e a Vênus Atômica, tudo isso faz ainda mais sentido. Sabemos que o rolê de empreender pode ser, muitas vezes, solitário, mas não se você der as mãos com quem compartilha da mesma visão, alegrias e dores que você. Quando uma segura a mão de outra, ambas só têm a ganhar

A união faz a força

“Pra que se dividir se a gente pode se multiplicar?” Essa é a frase que embala a campanha da Aro + Vênus Atômica. Unir públicos é uma jogada genial. Veja bem: você não vai perder o seu público, pois ele já te ama. Você vai somar um novo público a ele, aumentando a sua participação no mercado.

Aro + Vênus Atômica

Collab é tudo de bom

Colaborar só traz benefícios quando a gente entende com quem, pra quê e como colaborar.  Além de ampliar a participação no mercado, colaborar gera valor. Nenhuma marca é especialista em tudo ou nasce sabendo de tudo. O recurso que uma tem sobrando é o que a outra tem faltando. Quando você une outra expertise com a sua, você produz algo ainda mais valioso. E isso pode ser tanto em termos de qualidade quanto em termos de uma inovação que impacte positivamente o mundo. Dois universos juntos podem gerar coisas ainda mais belas e potentes.

Gucci + Balenciaga

Vamos unir forças?

Você faz parte de uma rede? Sabe com quem colaborar?

Questões como essas e outras podem ser resolvidas na nossa Mentoria Branding 4.0, uma rede de apoio capitaneada pela Rê Abranchs para empreendedoras.

Ao mesmo tempo em que cada marca é mentorada, uma aprende com a outra a partir das experiências compartilhadas. Empreender não precisa ser uma tarefa solitária e dolorosa quando a gente tá junta, segurando a mão uma da outra. 😉

Quer fazer parte da nossa comunidade? Clica no link e saiba como aplicar: https://conteudo.criavel.com/mentoria/

Se você leu esse texto até aqui: valeuzão! <3 Aproveita e compartilha com a galera.

Beijo, beijo. Até a próxima. 😉

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *