Os anos 2000 estão de volta, mas repaginados!

anos-2000

Os anos 2000 estão de volta, mas repaginados!

Escrito por Criável

Pense em saltos de acrílico, bling-bling, corpo à mostra e tecnobrega no som. Essa vai ser a vibe das férias de verão de 2022- todo mundo performando [email protected]! Em meados de 2019, ainda nas edições presenciais do CRIÁVEL, a gente já tinha apontado sobre a forte influência dos anos 2000 na Moda. Dessa vez, a nostalgia traz junto com o vestir a sensação de liberdade, sem ter medo do “brega”, e, sobretudo, a exaltação da diversidade.

No Macrotema “Y2K”, falamos sobre como a era do bug do milênio pretendia fazer o seu comeback. Poderia ter chegado mais cedo, se não fosse a pandemia. Para o verão de 2022, a estética dos anos 2000, cheia de sobreposições e meio futurista, vem junto com outro Macrotema que mapeamos em 2019, o “Aruba-Maricá”. Sabe a Barbie Malibu? Pois é!

Verão do amor

No Hemisfério norte, as férias de verão já estão rolando! Com a vacinação um pouco mais avançada e em processo de abertura, bares, festas, museus e até festivais de música chegaram ao momento dos reencontros. Dos amigos que não se viam há muito tempo, ao date marcado em app, até familiares que viajam juntos, por exemplo.

Nesse sentido, o jornal britânico The Guardian intitulou esta temporada como o “Verão do Amor”. Em abril, quando as restrições diminuíram no Reino Unido, o aplicativo de relacionamentos Hinge divulgou uma pesquisa afirmando que 85% dos usuários estavam abertos a sair num encontro.

Nesse meio tempo, a marca de preservativos Durex anunciou um crescimento de “dois dígitos” em venda em países como a China, onde as restrições já estavam menores. Já o velho e conhecido Tinder prevê um crescimento de 20% ano a ano, um número recorde de solteiros querendo voltar pra pista.

Além disso, o The Guardian incentivou os leitores a contarem suas próprias histórias na série “My Summer of Love”. Por outro lado, o jornal questiona: será que já estamos preparados para abandonar todos os protocolos de segurança e passar a agir como antes?

O comeback dos anos 2000

Toda essa vontade de sair, beijar, abraçar trouxe de volta à Moda a estética dos anos 2000. Olhando as fotos do passado, não parece que a gente se importava menos com as tendências e se divertia mais? É esse o #mood! Não precisa sair de calça de cintura baixa nem usar a sobrancelha fininha, o objetivo é captar a essência criativa da década e se jogar!

Pense numa mistura de Versace + estética anos 2000 + psicodelia + surf. Sabe quem conseguiu captar essa essência super bem? A nossa Pabllo Vittar! O álbum Batidão Tropical expressa exatamente a sensação que a gente quer para o próximo verão. Além dos looks, grande parte das músicas, na verdade, são regravações de músicas icônicas de grupos como Companhia do Calypso. O puro suco da década de 2000 <3

Outras popstars, como Dua Lipa- parceiríssima da Versace-, Luísa Sonza e Anitta, têm revisitado essa estética. O mais inesperado, no entanto, são os próprios ícones dos anos 2000 também fazendo seu comeback! #FreeBritney, a reunion de Friends, até Jennifer Lopez e Ben Affleck estão juntos de novo, será que estamos vivendo ou vivenciando um reboot dos anos 2000?

Os anos 2000 no calorão de 22

Para as marcas de Moda, essa estética se traduz em cores, estampas psicodélicas, sex appeal, barriga de fora… looks meio Furacão 2000, sabe? Nomes como a espanhola La Manso e a francesa Mirae, a carioca Cosmo Rio e a paulista A Rolê, que já flertam com esse estilo no próprio DNA, incorporaram os anos 2000 também nos editoriais. As fotos têm uma pegada meio analógica e um contraste alto bem característico da época.

Calma! Para que tudo isso seja possível, e a gente torce muito para que seja, a Indústria precisa assumir suas responsabilidades! Acima de tudo, a Moda- uma das manifestações culturais com maior potencial para provocar mudanças instantâneas- precisa incentivar as campanhas de vacinação, lembrar do distanciamento social, do uso de máscaras…

Nesse período que a gente espera que seja o “Verão do Amor”, as lojas físicas, bares, museus, vão funcionar assim: só entra quem tiver vacinado, com as duas doses e comprovação! O CRIÁVEL, como movimento transformador da Moda, sobretudo no Brasil, reconhece esse papel e espera incentivar toda a nossa comunidade- de clientes a seguidores- a botarem em prática essas mudanças.

Para ficar por dentro das nossas pesquisas de tendências de Moda e Comportamento, entre no Clube CRIÁVEL Caps 🙂 A gente vai AMAR te ter por lá <3

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *