O Coolhunting nosso de cada dia

Coolhunting

O Coolhunting nosso de cada dia

Escrito por Criável

Coolhunting – 10 passos essenciais para começar o seu processo criativo nas ruas

Na semana passada, fizemos uma live super especial sobre um dos nossos assuntos mais queridos: Coolhunting. Depois de praticamente uma década nos bastidores do RIOetc, percorrendo o Rio – entre outros lugares do Brasil e do mundo – à procura da Alma Encantadora das Ruas, podemos dizer que a gente conhece todos benefícios dessa metodologia de pesquisa.

E por falar nisso, aqui vão eles:

✔ Insights imediatos e muito mais dinâmicos do que em outros formatos de pesquisa;

✔ Contato direto com [email protected]/ público-alvo;

✔ Expansão do Universo e Estilo de Vida da marca;

✔ Imersão em cenários ou pessoas cujo alcance seria impossível pela internet;

✔ Experiência multissensorial da inovação.

Mas, por onde começar? Aqui você encontra os nossos 10 passos essenciais para se aventurar no Coolhunting como [email protected] profissional.

#1 Leve o seu olhar para viajar

Nós sempre falamos que repertório é artigo de primeira necessidade para qualquer [email protected] E no caso do Coolhunting, mais ainda. Não só pra que você seja capaz de reconhecer o que é cool, interessante ou inovador nas ruas, mas pra que você também saiba trocar e conversar com essas pessoas quando encontrá-las.

#2 Inclua o Coolhunting na sua rotina

Incluir saídas de Coolhunting no expediente da empresa é fundamental, e não deve ser uma tarefa só dos times criativos. Pelo contrário, marcas cujos gestores também vão pra rua – ver e sentir na pele a realidade dos seus públicos – tem mil vezes mais oportunidades de inovação.

#3 Saia de casa com um objetivo

O Coolhunting fica muito mais fácil quando você sabe o que está procurando. Faça um recorte específico, que pode ser desde “vestidos estampados” à “novos comportamentos de praia”, e crie um roteiro fechado para pesquisar. 

#4 Conheça o seu público a fundo

Faça um mapeamento completo do Estilo de Vida do seu público para reconhecer os lugares onde você irá encontrar seus [email protected] Lembrando que Coolhunting não é só sobre estética, mas sobretudo comportamento.

#5 Crie a sua abordagem padrão

Principalmente se você for tí[email protected], ter uma frase pronta, na ponta língua, com certeza vai te ajudar a se aproximar. Por exemplo: “Oi, me chamo _______, sou [email protected] de Moda e acho que você tem muito o perfil da minha pesquisa sobre ______. Você topa conversar comigo por 2 minutinhos?”. 

Seja [email protected], trabalhe a sua confiança e se aproxime sempre com muita educação. 😉 

#6 Vá em dupla!

Abordar alguém [email protected] na rua pode parecer assédio e ser bem desconfortável. Ir em dupla não só quebra esse climão, como gera muitas trocas interessantes. E se a sua saída é em um evento cheio de gente, estar [email protected] com certeza vai te ajudar a não perder ninguém de vista.

#7 Vá com uma roupa adequada

Confortável – já que uma saída pode levar horas – e em sintonia com o lugar para onde você vai. “Se misturar” com o grupo que você está pesquisando com certeza vai facilitar a sua aproximação.

#8 Vá com o peito aberto

Deixe todos os seus preconceitos em casa e vá para a rua com uma atitude de interesse e curiosidade genuínos. Pesquisar é uma delícia justamente porque é também um aprendizado contínuo! E nunca se esqueça: Nada pode atrapalhar mais um Coolhunter do que pensar que já sabe tudo sobre uma pessoa ou assunto.

#9 Lembre-se que nem todo mundo é [email protected] em tudo

Não fique de olho só em looks. Pessoas podem ser [email protected] nos mais diversos assuntos e se vestir de forma 100% mainstream. Exercite o seu radar para perceber comportamentos, mais que imagens. Por exemplo: Saiu pra jantar em um restaurante e a playlist é sensacional? Pergunte quem a criou e tente trocar uma ideia com essa pessoa.

#10 Anote, guarde, organize

Tenha sempre um caderninho na bolsa exclusivo para anotações de Coolhunting. Depois, quando chegar em casa, passe tudo para o computador e, se puder, organize os seus insights em alguma plataforma para compartilhar com a sua equipe.

E aí, [email protected] para se tornar [email protected] Coolhunter profissional?

Então não perca, pois restam pouquíssimas vagas para a primeira edição do ‘Pesquisa de Tendências – O Curso’. Clique aqui e inscreva-se agora! 

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *