O fim das temporadas de inverno e verão

O fim das temporadas de inverno e verão

O fim das temporadas de inverno e verão

Escrito por Criável

Saiba como e por que o calendário da Moda mudou

Se você ainda não se deu conta, atenção: O calendário da Moda mudou – e aquele jeito tradicional de planejá-lo, em temporadas de inverno e verão, também. O que, por sua vez, muda a forma com que designers, estilistas e empresários devem organizar as suas coleções.

Parece complicado? Calma, a gente explica os 3 principais fatores por trás dessa mudança tão importante e com impactos tão visíveis para a nossa indústria.

#1 As tendências estão “durando mais tempo”

Porque falam de assuntos mais profundos. Por trás do desejo por cores, modelagens, estampas, looks e acessórios específicos, estão movimentos sociais, políticos, culturais e artísticos – que não estarão em pauta por apenas uma estação, mas, pelo menos, por 5 anos.

Em outras palavras, o que nós temos observado é que marcas que estão em sintonia com essas tendências de mercado que não falam só sobre produtos, mas sobre comportamentos, têm um maior êxito como negócio. Enquanto marcas que se preocupam em seguir a “modinha” do momento, não conseguem sair da superficialidade e estão infinitamente mais vulneráveis aos efeitos de, por exemplo, uma pandemia.

Isso quer dizer que todo aquele papo de “o must-have do verão é…” ou “nesse inverno vai bombar…” caiu por terra, e nem mesmo as revistas de Moda têm se comunicado dessa forma.

Na verdade, essa é uma estratégia muito conhecida da nossa indústria para incentivar um comportamento de consumo compulsivo, de quem nunca acha que tem o suficiente ou vive com medo de se sentir “para trás” (ou fora de moda); e que acabou se tornando a lógica do fast fashion.

#2 As mudanças climáticas já são uma realidade

Hoje em dia, é “normal” ver temperaturas de primavera ou verão em pleno inverno europeu. Ou uma frente fria tomar conta quando tudo o que o varejo esperava era bombar de vender moda praia. 

Assim, com as estações menos definidas por conta do aquecimento global e das mudanças climáticas, tem feito cada vez menos sentido falar em temporadas.

Outro ponto importante é lembrar que esse comportamento de consumo compulsivo, sobre o qual nós falamos aqui em cima, especialmente nos países mais ricos, é justamente um dos grandes responsáveis pelo aquecimento e desequilíbrio do planeta.

Ou seja, não dá mais pra gente apoiar uma estratégia de crescimento, um plano de negócio ou um modelo de produção baseado na constante oferta de novos produtos – pois hoje nós sabemos que isso é inviável para a Terra.

Além disso, a constante troca de temporadas gera uma ansiedade tão grande por novidades que faz com que produtos envelheçam (ou pareçam ultrapassados) muito mais rápido, gerando o descarte irresponsável de algo em torno de 13 milhões de toneladas de resíduo têxtil no mundo a cada ano. É muita coisa!

#3 No Brasil é sempre verão

Ainda que em algumas partes do país faça frio, em sua grande maioria faz calor o ano inteiro, né? Mas, por conta dos padrões eurocêntricos que a Moda brasileira ainda insiste em copiar, acabamos instituindo um calendário dividido em duas ou quatro estações.

Agora, quem é que falou que precisa ser assim pra sempre?

A Moda brasileira precisa aprender de uma vez por todas a olhar para dentro e ser a sua própria referência. Tem muita coisa boa nascendo em tudo quanto é canto do Brasil! 

E se uma tendência nasce lá fora, não tem problema. Desde que a gente saiba traduzi-la para nossa realidade, de forma que ela faça total sentido pra quem mora aqui, com esse clima e esse desejo por cor, sensualidade, leveza e muita pele de fora. 

Foi, aliás, pensando em tudo isso, que a gente criou o CRIÁVEL Caps: Uma assinatura de previsão de tendências entregue em capítulos mensais para orientar o desenvolvimento das suas próximas coleções.

Todos os meses, nosso time de +10 [email protected] mapeia e interpreta o que há de mais crocante em matéria de arte, design, tecnologia, cultura, comportamento, etc, traduzindo tudo isso para o mercado de Moda brasileiro – e para marcas como a sua!

Acessando esse material, você estará sempre por dentro do que há de mais relevante para a nossa indústria, se colocando um passo à frente da concorrência justamente por saber no que apostar.

Sim, assinando o CRIÁVEL Caps você não só se atualiza sobre os principais movimentos que hoje estão transformando o mundo, como descobre em quais cores, modelos, looks, estampas, acessórios e peças-chaves esses movimentos irão se desdobrar.

Ou seja, você nunca mais vai precisar gastar horas pesquisando o que será tendência no próximo inverno ou verão, e mal vai se lembrar como era se sentir [email protected] em meio a tantas informações, sem saber no que investir os seus recursos.

Gostou? Clique aqui para saber mais.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *