Podcasts e a nova era do conteúdo digital

Podcasts

Podcasts e a nova era do conteúdo digital

Escrito por Criável

Conheça a nossa curadoria de podcasts para entender porque esse formato promete!

Sabe aquela máxima de que o podcasts é o novo livro?

Brincadeira, não é nada. 😉 Mas verdade seja dita, a cada dia os podcasts se popularizam mais um pouquinho.

Ótimos de se ouvir rumo ao trabalho, na academia ou até mesmo pra pegar no sono, os novos “programas de rádio” são, aliás, uma excelente plataforma de conteúdo para marcas que já se conhecem e desejam irradiar os seus benefícios. Sephora, Gucci e Microsoft são só alguns exemplos de marcas com Branded Podcasts de sucesso.

Mas não precisa entrar nessa de produzir o seu próprio podcast não, viu? 

(Embora, vale comentar, isso esteja cada vez mais fácil com a chegada de ferramentas como o Descript, que transforma gravações de áudio em texto, criando uma nova experiência de edição – por enquanto só em inglês).

Também dá pra apoiar uma das milhares de iniciativas que já estão por aí fazendo bonito – e abordam assuntos que se relacionem com o universo e os valores da sua marca. Em outras palavras, podcasts podem ser uma maneira leve, criativa e muito divertida de colocar o seu Branding em prática, fortalecer a sua comunidade e se aproximar de pessoas que você gostaria de ter como embaixadores. Sinceramente, a gente acredita que o futuro do conteúdo é muito por aí.

A seguir, você fica com a nossa curadoria de podcasts (todos em português) dos mais variados temas, para entender porque esse formato é tão irresistível.

#1 Mamilos – Jornalismo de peito aberto pra ficar por dentro de tudo

Com episódios longos, às vezes de duas horas, o podcast conversa sobre temas polêmicos (daí o nome!) de forma aberta e afetiva, trazendo para a mesa convidados com opiniões muitas vezes divergentes para aprofundar o debate. As apresentadoras, Juliana Wallauer e Cris Bartis, são muito carismáticas e aproximam o ouvinte, mesmo quando a pauta é complicada, do tipo “Efeito Lula” ou “Plantão América Latina”. Os episódios sobre adoção, sexo e solidão são alguns dos nossos preferidos.

#2 Backstage – Para entender o que está por trás da moda

Conduzido por Marina Colerato, jornalista e fundadora do Modefica (essa plataforma do coração), o Backstage aborda os temas mais necessários dentro da moda e fala sobre sustentabilidade, economia afetiva, agroecologia, nova era das marcas e por aí vai. O episódio mais recente até a publicação desse post com a estilista Flavia Aranha está imperdível. Para favoritar.

#3 Coemergência – Para descansar a cabeça e inspirar o coração

O Coemergência é aquele podcast que quando termina a gente até solta um “ahhh”. Produzido por um grupo de jovens budistas na lavanderia de um apartamento, o podcast toca assuntos super profundos de forma leve e despretensiosa. Os episódios #1 (Como viver uma vida com sentido?), #2 (Liberdade frente às emoções), #7 (As inteligências do coração) e #13 (É preciso saber morrer) são as nossas sugestões para começar.

#4 Bom dia, Obvious – Para não se sentir sozinha nas roubadas da vida

Tá pra nascer um podcast mais millenial que esse. Produzido pela hypada Agência Obvious e apresentado pela sua diretora criativa, Marcela Ceribelli, o Bom dia, Obvious recebe convidadas para falar sobre os muitos temas que permeiam o universo feminino. (Acertou quem pensou em boletos e misticismo). O episódio #4 “De repente gestoras” com Jana Rosa, do Bonita de Pele, com certeza fica entre os melhores.

#5 É nóia minha? – Para morrer de rir

A escritora Camila Fremder convida amigos pessoais para falar sobre as suas nóias – que são nossas também. Por que não dá pra só consumir conteúdo informativo: Às vezes a gente precisa se dar o direito de colocar a cabeça “em modo avião” e morrer de rir. Entre os episódios mais hilários estão “Batalha de Nóias”, “Hoje todo mundo é detetive?” e “Todo mundo tem crush imaginário?”.

#6 Talvez seja isso – Para entrar na onda do sagrado feminino

Duas mulheres discutindo os capítulos do livro “Mulheres que Correm com Lobos”, um clássico do sagrado feminino. Essa é a premissa desse podcast intimista, aconchegante, feito para quem quer se conhecer de forma lúdica e intuitiva. A comunidade ao redor do projeto é tão forte, que as criadoras, Barbara Nickel e Mariana Bandarra, expandiram o negócio para uma espécie de “clube” chamado Planejamento Selvagem, com conteúdos especiais para que mulheres criadoras possam tirar seus projetos do papel de forma gentil e ocupar espaços de poder.

#7 Outras Mamas – Para quem quer saber mais sobre veganismo e feminismo (ou as duas coisas juntas)

Veganismo e feminismo tem muito mais a ver do que você pensa – e esse podcast é a prova disso! Na verdade, os episódios vão além e abordam temas importantíssimos, como ecossocialismo, reforma agrária, ativismo, ginecologia natural e a situação política da Palestina. Oportunidade especial para ouvir a palavra de mulheres revolucionárias como Sabrina Fernandes e Sandra Guimarães, sob a condução das podcasters Barbara Miranda e Thais Goldkorn.

 

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *