Produção de conteúdo para marcas de Moda

Produção de conteúdo para marcas de Moda

Escrito por Criável

A produção de conteúdo para redes sociais embora muito presente na vida da maioria das pessoas ainda é considerado um desafio para alguns empreendedores quando pensada com a finalidade de trazer resultados para a marca.

Diariamente recebemos mensagens com as mais diversas dúvidas sobre esse assunto.

Por isso, nesse blog post vamos dividir parte da nossa estratégia de planejamento  de conteúdo com vocês. Sobretudo nossa estratégia no Instagram.

Separamos 7 passos básicos do que acreditamos ser essencial para planejar conteúdos coerentes e relevantes para o seu negócio. Dicas que usamos aqui na nossa rotina no Criável.

 

Produção de conteúdo é realmente importante para a minha marca?

Só no Instagram existem mais de 1 bilhão de usuários, ele ocupa o 3º lugar no ranking das maiores redes sociais do mundo.

Ele só perde para o Youtube que está em 2º lugar com 2 bilhões de usuários e o Facebook que ocupa o pódio com 2.701 bilhões.

A rede que lá no começo era só uma ferramenta para edição de fotos passou por inúmeras transformações e hoje é o principal ponto de venda de muitas marcas mundo a fora.

Todas essas mudanças não aconteceram por acaso. Com o crescimento da Internet o comportamento das pessoas também mudou. Faça uma reflexão rápida: quantas horas por dia você passa rolando a tela do seu celular no Instagram?

É claro que cedo ou tarde o que era só entretenimento se tornaria ferramenta de negócio.

E isso se intensificou no momento da pandemia do COVID-19, onde inúmeros negócios físicos fecharam e os que sobreviveram encontraram uma salvação no digital.

Então pensando nesse contexto, é importante sim ter uma presença no digital, mas não basta apenas existir por lá.

Você precisa traçar os objetivos da sua marca e usar as redes como uma ferramenta de apoio.

Produção de conteúdo: 7 dicas para tirar o seu planejamento de conteúdo do papel.

Como contamos lá no começo do post  vamos revelar aqui alguns passos básicos para ajudar você na organização e planejamento dos conteúdos da sua marca.

1 – Tenha clareza sobre o seu nicho e organize as suas pautas:​

Antes de mais nada você precisa ter clareza sobre os nichos da sua marca pra pensar em como você quer que ela seja percebida pelo seu público.

Uma boa estratégia de Branding pode ajudar você a ter essas respostas.

Uma vez que você já tem isso alinhado com outros fatores, como o propósito e a essência da marca, fica mais fácil definir quais assuntos você acredita que a sua marca possa abordar.

A gente por aqui também costuma fazer o exercício de pensar no que as pessoas estão tendo dificuldade, e de que forma podemos ajudá-las?

2 – Conheça / ouça o seu público:​

O seu público é a sua maior fonte de ideias. Interaja, responda cada comentário e mensagem um a um. Faça perguntas sobre o que eles gostariam de ver no seu perfil. Esteja próximo da sua comunidade.

3 – Acompanhe as métricas:​

Esteja sempre de olho nos números das suas publicações. Só assim você vai entender o que funciona para o seu perfil.

Lembrando que hoje as métricas que mais são levadas em consideração no Instagram são os salvamentos e os compartilhamentos. Curtidas e comentários estão lá no final da lista.

Você pode acompanhar as métricas no próprio guia de “Insights” do Instagram.

4- Mostre o que a sua marca tem de diferente das outras: Conte a história da sua marca e o que você faz que nenhuma outra faz igual.​

Ter uma presença digital relevante não é sobre postar o look do dia ou transformar o seu feed em uma prateleira de loja.

As pessoas se conectam com histórias, então conte a sua! 

Fale sobre o propósito da sua marca​, sobre as causas que você abraça, mostre os bastidores, ensine algo que você sabe fazer. Evidencie tudo o que você considera único e que possa tocar no coração do seu público.

 

5 – Tenha uma ferramenta de organização dos conteúdos:​

Organização é tudo! Tanto nos dias de inspiração quanto nos dias de bloqueio criativo. Adote alguma ferramenta pra ser o seu espaço. Isso poupa muito do seu tempo na hora de planejar os conteúdos da sua marca. 

Aqui nós usamos o calendário do Trello para organizar, e o Mlabs para gerenciar as publicações.

Mas existem outras ferramentas como a própria ferramenta de publicações nativa do Facebook, até mesmo uma planilha no Excel muito bem feita pode ser uma aliada e tanto.  Escolha a que você melhor se adapta! 

6- Busque referências em perfis fora do seu nicho:​

Muitos dos conteúdos já produzidos no Criável vieram de pesquisa e de inspiração de perfis nada relacionados com o que a gente faz.

É muito importante beber de outras fontes para não cair no clichê. Fique de olho em outras marcas, veja o que dá certo, ou o que toca no seu coração e adapte para o seu negócio. Mas jamais copie o coleguinha! 😉

7– Respeite o seu tempo de criação:

Por fim, mas não menos importante… Respeite o seu tempo!

Criatividade precisa ser exercitada, quanto mais conteúdo você produz, mais craque você fica.

Aproveite os momentos de inspiração e faça tudo sempre com muito afeto.

E entenda que nos momentos de bloqueio é importante parar, respirar, fazer algo diferente para que as suas ideias se reabasteçam. <3

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *