Você conhece a história da nossa sandália preferida?

sandália Birken

Você conhece a história da nossa sandália preferida?

Escrito por Criável

Essa sandália pode te ajudar nesse momento de reinvenção

Não é nenhum segredo que, por aqui, a nossa equipe adora uma sandália Birken. Versáteis, lindas, confortáveis; vocês não podem imaginar a nossa felicidade quando lá em 2013 assistimos a Birkenstock despontar não como uma simples tendência, mas como uma peça-chave super adequada aos comportamentos da época (que, como a sandália, vieram para ficar!).

Mas, com certeza, o mais legal nisso tudo foi descobrir a surpreendente história da marca – que a gente compartilha com você agora.

E sabe o por quê? 

Porque em tempos de #ReinvençãoOuExtinção, é hora da gente se espelhar em negócios que já passaram por momentos de crise e manobraram grandes viradas, consolidando sua estratégia de Branding e se tornando cada vez mais fortes e valiosas.

Então vamos lá. 😉

Você sabia que a Birkenstock é alemã e começou em 1774? E quem em 1896 ela já fabricava palmilhas flexíveis?

Pois é. Mas apesar do tamanho e da longa história, foi só em 2013 que a Birken deixou de ser uma tradicional marca de sapatos ortopédicos para se tornar um objeto de desejo.

Você deve estar se perguntando como. E a gente vai te contar, pontuando 3 mudanças de chave fundamentais para que Birken se tornasse um sucesso capaz de vender em torno de 20 milhões de pares ao ano.

#1 A marca estava atenta às mudanças de comportamento

E observou que mulheres do mundo todo estavam cansadas de se sentirem obrigadas a usar sapatos desconfortáveis, como sandálias de salto. Tanto na esfera pessoal, quanto profissional, nascia o desejo por um estilo de vida mais simples e natural, no qual a Birken se encaixava perfeitamente. 

A partir daí, a marca passou a investir em novos modelos que trouxessem alguma informação de moda e fossem, ao mesmo tempo, fáceis e atemporais. Além disso, outros produtos começaram a ser desenvolvidos para apoiar o novo posicionamento com ênfase em conforto e bem-estar (e não no problema, como no caso dos sapatos ortopédicos), como meias, bolsas e cosméticos naturais.

A gente resume pra você: Sem mexer na sua essência [sapatos muito confortáveis], a Birken criou uma estratégia de Branding com um propósito muito forte [criar sapatos muitos confortáveis para a mulher contemporânea] apoiada por produtos complementares que ajudam o seu público a perceber e mergulhar no universo e na cultura da marca [como por exemplo, meias, bolsas e cosméticos naturais].

#2 Ela também notou que os seus consumidores estavam cada vez mais exigentes

E que consumo consciente e sustentabilidade não eram mais assuntos exclusivos do público hippie que a marca tanto atendeu nos anos 70 em feiras de produtos naturais. A preocupação com a procedência, a mão-de-obra e o pós consumo de roupas e acessórios era cada vez mais comum; então a marca se comprometeu a manter toda a sua produção em fábricas locais na Alemanha, fortalecendo a sua rede aliada, e a tentar reparar qualquer sandália, por mais gasta que ela estivesse.

#3 Ela manteve a sua marca registrada em todos os calçados

Sim, o solado de látex e cortiça, feito a partir da fórmula proprietária da Birken segue presente, com algumas adaptações, em todos os modelos. Em outras palavras, a marca soube traduzir para o seu universo tendências de médio e longo prazo, criando produtos únicos, que além de oferecerem benefícios reais para os seus clientes, carregam o seu DNA.

___

Bacana, né? Pois saiba que tudo isso é Branding.

E é sob essa lógica que nós criamos o ‘Workchoque Branding 4.0 na Veia! – Reinventando a sua marca para os novos tempos’. 

Uma série de 3 aulas totalmente online e gratuitas onde você irá aprender a aplicar os fundamentos do Branding no seu negócio e sairá com o plano para uma ação profundamente conectada ao propósito da sua marca e ao que o seu público precisa que seja feito agora!

Essa é a terceira edição desse Workchoque que já ajudou milhares de pessoas a construírem marcas fortes, valiosas e inesquecíveis, através de uma metodologia única criada pelo Bureau de Estilo Renata Abranchs e validada por +40 empresas ao longo de uma década de projetos e consultorias.

Clique aqui e inscreva-se agora.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *