10 fontes para pesquisar Moda e Sustentabilidade

10 fontes para pesquisar Moda e Sustentabilidade

Escrito por Criável

Nossa lista indispensável para quem quer ficar por dentro do novos rumos da Moda

 

Na última semana, tivemos um papo delicioso com a Carol Perlingiere – co-fundadora do Rio Ethical Fashion e nossa pesquisadora – sobre como pesquisar e entender profundamente as relações entre Moda e Sustentabilidade. 

 

Acontece que a gente terminou a conversa com tantas fontes maravilhosas de pesquisa, educação e inspiração, que decidimos reunir todas elas em um único post para vocês. <3

 

Ah, e #ficaadica: Para facilitar a sua vida, a gente recomenda criar uma pastinha nos favoritos do seu navegador e salvar todas essas referências por lá. Assim você fica com um espaço organizado para mapear esses assuntos e pode fazer consultas semanais sem se embaralhar.

 

#1 Rio Ethical Fashion

 

Primeiro Fórum Internacional de Moda Sustentável do Brasil, esse evento é também uma ótima oportunidade de assistir nomes de peso do mundo todo falando sobre o assunto. Ah, e em 2020, o REF será 100% digital, com conteúdos durante todo o mês de outubro, tá?

 

#2 Wardrobe Crisis

 

Um podcast semanal sobre Moda, cultura, sustentabilidade, ética, ativismo e meio ambiente apresentado por Clare Press, autora de alguns livros ao redor desses temas e da revista Wardrobe Crisis.

 

#3 O tempo virou

 

Um podcast sobre novas práticas e pensamentos para se habitar nesse mundo apresentado por Giovanna Nader, também fundadora do Projeto Gaveta. Tem episódios sobre moda artesanal, economia circular, os desafios da moda slow e muito mais.

 

#4 Common Objective

 

Uma rede de negócios inteligentes para o compartilhamento de soluções mais sustentáveis. A plataforma é ótima para pesquisar marcas que já estão trilhando caminhos mais conscientes (ou até mesmo descobrir oportunidades de trabalho), como para ler os diversos conteúdos educativos publicados por lá.

 

#5 Ellen MacArthur Foundation

 

Uma fundação 100% focada na transição da Economia Linear para a Circular. Para conteúdos específicos sobre Moda, mergulhe na sessão Make Fashion Circular e descobra marcas, processos e iniciativas mais prósperos e resilientes para a nossa indústria.

 

#6 Global Fashion Agenda

 

Um projeto dinamarquês que engloba muitas coisas, como por exemplo, estudos de caso de design sustentável, um fórum de inovação e publicações importantes – como o relatório Fashion On Climate.

 

#7 Fashion For Good

 

Um movimento global para a formação de agentes de transformação que conta com programas de inovação, exposições e uma biblioteca cheia de materiais para pesquisa e consulta. 

 

#8 Fashion Revolution 

 

Talvez o mais conhecido da lista, o Fashion Revolution é um movimento global pioneiro na defesa dos direitos trabalhistas e da transparência na comunicação de marcas de Moda. Ele conta com diversos eventos, conteúdos e até mesmo guias para negócios ou pessoas que desejam se tornar ativistas.

 

#9 Modefica

 

Um portal de jornalismo independente sobre sustentabilidade – com muitas pautas urgentes de Moda. 😉 Também vale seguir a Marina Colerato, fundadora do Modefica, e conferir o seu podcast com [email protected] super especiais, o Backstage.

 

#10 Brasil Eco Fashion

 

Um evento anual com palestras, desfiles, workshops e vivências voltadas para a Moda sustentável. Vale, inclusive, conferir as edições anteriores para descobrir nomes, marcas e [email protected] que merecem ser conhecidos.

 

P.s.: Só não se esqueça de salvar o CRIÁVEL nessa lista, tá?

 

 

E aí, gostaria de aprender a pesquisar os novos rumos da Moda para estar sempre à frente e ter os recursos criativos necessários para inovar como marca ou profissional?

 

Então não perca a 2ª edição gratuita da Fantástica Jornada em Pesquisa de Tendências que vai rolar a partir do dia 16 de novembro. Uma semana de conteúdo prático e exclusivo para você aprender a transformar as suas intuições em criações certeiras.

 

Clique aqui para saber mais!

 

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *