5 coisas que você precisa saber para trabalhar online e feliz

5 coisas que você precisa saber para trabalhar online e feliz

Escrito por Criável

Confira o nosso mini manual de “bons modos” para tempos digitais

A gente sabe muito bem que grandes ou pequenas mudanças demandam uma curva de aprendizado, e por isso mesmo decidimos compartilhar algumas coisas que estamos aprendendo desde que a nossa equipe passou a trabalhar remoto de diferentes cantos do Brasil e do mundo.

Apesar das muitas facilidades, trabalhar online exige organização, paciência e atenção redobrada – especialmente com o espaço e o tempo do outro. Então bora caprichar nos “bons modos” e começar a trabalhar a nossa etiqueta digital?

#1 Urgência ou falta de organização?

Se a gente juntar aquela afrouxadinha na disciplina que o trabalho remoto naturalmente traz com a ansiedade que estamos sentindo diantes dos diversos desafios que estão aparecendo, é muito provável que as coisas fiquem bem mais confusas na nossa rotina de trabalho. Por isso, é super importante ter planejamento e combinar datas de entrega possíveis para toda a equipe, sem falsas urgências.

Sem planejamento é mais fácil se sentir [email protected] e ter aquela constante (e horrível) sensação de que nada anda, pois estamos sempre apagando incêndios ou dando conta de novas tarefas que, a princípio, nem estavam no nosso checklist. 

#2 E-mail > Whats App

Não faça do Whats App o seu novo e-mail. Além de gerar uma necessidade de resposta mais rápida por parte de quem recebe a mensagem, com o “zap” é muito mais fácil perder informações importantes. Depois, muita gente trabalha melhor com esse aplicativo no silencioso! E não poder ter essa escolha, nem ao menos por algumas horas, pode ser muito desgastante.

#3 Horários precisam ser respeitados

Não importa se você prefere trabalhar depois das 20h porque “flui” melhor à noite. A princípio, o horário comercial vale para [email protected], e é essencial respeitá-lo para que todo mundo possa descansar. Bateu aquele medo de esquecer de enviar uma mensagem importante no dia seguinte? Ponha um alarme no seu celular. E antes de alegar urgência, pense duas, três vezes se você não pode esperar.

#4 Nem tudo precisa de uma reunião

Reuniões dão a sensação de que as coisas estão caminhando, mas nem sempre isso é verdade. Elas podem ser excelentes ladrões de tempo e de energia, especialmente na forma de videochamada. Para melhorar a comunicação e gerir projetos com toda a equipe na mesma página, a gente recomenda ferramentas de gestão como o Trello (nossa preferida no Bureau e no CRIÁVEL). Assim todo mundo consegue ver todas tarefas em um único painel, com uma noção bem clara do que ainda precisa ser feito, do que está atrasado, etc.

#5 Faça uma videochamada elegante

Especialmente se ela for importante, como por exemplo, um atendimento a um cliente. Se arrume um pouquinho, encontre um fundo e uma luz bacanas, ajuste a altura da tela e o som do seu microfone e deixe a mesa organizada pra que você não precise se levantar toda hora. Outra dica é sempre desativar o microfone quando outra pessoa estiver falando, e combinar sinais para que todo mundo tenha a sua vez sem grandes interrupções. Ah, e não se esqueça de fechar aplicativos com notificação sonora, como o Facebook ou Whats App, antes de começar.


Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *