5 razões para você redesenhar a sua estratégia de Branding e se reconectar com o propósito da sua marca hoje

5 razões para você redesenhar a sua estratégia de Branding e se reconectar com o propósito da sua marca hoje

Escrito por Criável

#1 Você precisa saber por que a sua marca existe

O Coronavírus certamente irá derrubar uma porção de marcas, e você pode acreditar, isso é uma boa notícia! Ainda dá tempo de todo mundo se reinventar, mas isso só será possível se estivermos dispostos a investigar o porquê de existirmos. Responde aí: Se a sua marca acabasse, no que ela faria falta para o mundo? O que a sua comunidade perderia com isso? Trabalhar o Branding do seu negócio é a melhor maneira de solucionar essas perguntas e potencializar as riquezas – não só financeiras, mas culturais, emocionais, etc – que você já tem! 

#2 Você pode até parar de vender, mas não de estudar

Você sabe o que marcas, hoje centenárias, fizeram para superar febres, guerras, entre outros desafios que assolaram o mundo no passado? Elas transformaram o seu medo e angústia em energia para se reinventarem, buscando novas soluções que, em primeiro lugar, beneficiassem as pessoas. Por isso, o mais importante nesse momento é agir, estudar, ouvir, investigar. E a melhor maneira de começar é mergulhando na estratégia do seu negócio, revisitando, ou desenhando pela primeira vez, os valores e pilares que irão orientar as suas escolhas daqui pra frente.

#3 Estratégias consolidadas orientam boas decisões

Marcas sem estratégia não conhecem suas prioridades. Não podem escolher entre vender ou ajudar a sua comunidade, entre segurar a produção ou criar um novo produto, entre aderir à uma grande campanha ou criar conteúdo original. Das decisões mais simples às mais complexas, o guia de marca existe (ou pelo menos deveria existir 😉 para guiar a gestão do seu negócio na prática! Ele quase um oráculo para quem você sempre pode perguntar antes de partir para qualquer ação ou produto: Isso faz sentido pra mim e pra minha comunidade? É coerente com quem eu sou e desejo ser nesse mundo?

#4 Nunca foi tão importante unir e motivar a sua equipe

Branding é dar significado para o seu trabalho e para o trabalho do seu time! A gente produz muito mais e com muito mais felicidade se soubermos o porquê de existirmos, se estivermos alinhados para o bem comum, e se sentirmos que fazemos parte de algo muito maior, que traz muitos benefícios. E a estratégia, nesse sentido, faz com que a equipe ganhe tempo, saindo daquele modo operante de estar sempre “apagando incêndios” para poder ser autêntica e criativa. E a criatividade dá valor a vida!

#5 Sobrevive quem tem comunidade

Se você for capaz de gerar a sua marca de forma firme e coerente no pós-apocalipse, você pode ter certeza que irá acessar muitos recursos lá na frente. Mas a gente não fala só de dinheiro, não. Mas de bons relacionamentos, convites para colaboração, troca de conhecimento e muito mais. Ter uma comunidade – da qual podem fazer parte não só os seus clientes, mas também marcas amigas, produtores, fornecedores de matéria-prima, etc – será fundamental para prosperar nesses novos tempos. Ninguém faz nada sozinho. Mas para saber com quem colar, você precisa conhecer profundamente a identidade da sua marca. De outra forma, essas parcerias provavelmente não irão funcionar, não serão percebidas ou não farão sentido.

E se você se interessa por esse assunto não perca o Workchoque Branding 4.0 na Veia! – Reinventando a sua marca para os novos tempos que irá rolar nos dias 20, 21 e 22 de abril. Se inscreve agora:

QUERO ME INSCREVER NO WORKCHOQUE

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *