Tendências 2023: Moda, Comportamento e Consumo

tendencias-2023

Tendências 2023: Moda, Comportamento e Consumo

Escrito por Criável

Depois de uma pandemia, guerra na Ucrânia e mudanças políticas, a ONU alerta que o mundo está à beira da maior crise sobre o custo de vida do século. No Brasil, por exemplo, a inflação sobre os alimentos cresceu 12% em 2022, afetando principalmente famílias de baixa renda. Como isso se reflete nas tendências 2023 em moda, comportamento e consumo?

Isso significa que, apesar de estarem dispostos a gastar mais, já que estamos saindo de um período de reclusão, os consumidores estão mais seletivos. Por isso, preocupam-se principalmente com a multifuncionalidade, durabilidade e sustentabilidade dos produtos. Cada compra tem que realmente valer o investimento, sabe?

O que esperar das tendências 2023?

Recomércio na moda

Com o custo de vida cada vez mais alto, o recomércio torna-se uma das fortes tendências 2023 em consumo. Isso ocorre porque os produtos têm maior valor agregado quando são passíveis de revenda. Para a Indústria, isso incentiva mais iniciativas de comércio reverso, design circular, a criação de designs atemporais- que atravessem não só estações como gerações-, e collabs em produtos que já são best sellers/ clássicos, aumentando seu valor de revenda. 

Multifuncionalidade

Além da durabilidade e qualidade do produto, a multifuncionalidade também será um fator de compra importante. A vontade de viajar aumentou, junto com o preço das passagens e a taxa extra de bagagem. Ou seja, ninguém quer ultrapassar os 10kg, né? Aí entram as calças cargo que viram bermudas, sobretudos que podem sem jaquetas, ou chinelos que se transformam em tênis, como a recente colaboração da Havaianas com a Market, com uma cobertura “puffer” ajustável que cobre o calçado. 

Descentralização das redes sociais

04 de outubro de 2021. Quase impossível não lembrar da pane que, com apenas seis horas de puro caos, iniciou um debate sobre a necessidade de descentralizar os planos de comunicação das redes sociais. O projeto DeSo é um novo tipo de blockchain que hospeda plataformas e aplicativos descentralizados, além de oferecer fortes de renda para criadores e usuários com autonomia sobre proteção de dados e conteúdos recebidos. 

A vida é uma festa!

A gente já te contou que o #moodfestival vai ser uma das tendências 2023, né? Entre um show e outro, as festas não ficam de fora e pasmem: os clubbers estão de volta. Segundo o Pinterest, as buscas por “look house music” cresceram em 185%, “moda rave Berlim” 250% e “estilo techno” 60%. Espere muitos looks futuristas, cibernéticos e distópicos no techno mais próximo de você. 

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *