Moda sustentável: 6 marcas que são exemplo de sustentabilidade no Brasil

Marca sustentável

Moda sustentável: 6 marcas que são exemplo de sustentabilidade no Brasil

Escrito por Criável

Moda sustentável – O Brasil tem tudo para se consagrar com um celeiro de marcas sustentáveis – e esse post é a prova disso! Com iniciativas de reciclagem, tingimento natural, distribuição de renda, desenvolvimento de cooperativas e comunidades, entre outros tantos projetos, essas 6 marcas brasileiras têm se destacado, gerando impactos positivos para as pessoas e para o planeta. Bora conferir?

 

#1 Flavia Aranha

Talvez a mais conhecida da lista, a Flavia Aranha é sinônimo de Moda sustentável no Brasil. Além dos modelos atemporais, confeccionados com fibras e tingimentos naturais, a marca também se preocupa com o aspecto social do negócio, e tem como principal perspectiva criativa a ampliação das suas atividades junto a cooperativas, artesãos e projetos como o Instituto Alinha. No site da Flavia Aranha você fica sabendo mais sobre as suas iniciativas em prol da biodiversidade nativa, da cultura regional, do desenvolvimento de tecnologias verdes, da valorização dos saberes ancestrais e muito mais.

#2 Catarina Mina

A marca de bolsas artesanais Catarina Mina foi a primeira a abrir seus custos no Brasil, iniciando um movimento por ética e transparência na indústria da Moda. Com o propósito de distribuir renda e desenvolver comunidades no interior do Ceará, ela também foi pioneira ao trazer à tona pautas como localismo, pensamento em rede, valorização da cultura local e economia afetiva. Para conferir mais de perto os bastidores da marca, vale assistir ao vídeo do projeto “Uma conversa sincera”, mostrando a percepção e o dia a dia das crocheteiras que trabalham com ela.

#3 Zerezes

A Zerezes é uma marca carioca que, desde o seu primeiro dia de vida, trabalha resgatando materiais descartados para a confecção de óculos atemporais e com alto padrão de design. Madeiras, canudos e acetatos reciclados são algumas das matérias-primas inusitadas que a marca vem desenvolvendo nos últimos anos; sem contar com a política de consertos vitalícia para prolongar a vida útil de cada modelo.

#4 Vert 

Meio carioca, meio parisiense, a Vert é uma marca de tênis ecológicos feitos com algodão orgânico nordestino, borracha nativa da amazônia, e couro curtido em processo low-chrome. Além dos materiais de menor impacto, a marca também tem como premissa os princípios do comércio justo, se comprometendo com as suas comunidades fornecedoras a longo prazo e remunerando acima da média do mercado. Outro detalhe que vale a pena conferir é a comunicação super transparente da marca, que não tem nenhum problema em falar sobre os seus limites e sobre os compromissos que ainda não foi capaz de assumir.

#5 Gioconda Collective 

À serviço da mulher e da natureza, a Gioconda Collective é uma marca de roupa íntima feita com tecidos naturais e orgânicos, além de um olhar mais carinhoso e acolhedor para o corpo feminino. Liderada por uma mãe empreendedora, a proposta da Gioconda também passa pelo slow fashion, pela profunda conexão com a Terra e pela valorização dos saberes ancestrais. No site da marca, você ainda encontra um manual de ginecologia natural à venda e um programa online sobre o criar como prática espiritual.

#6 Insecta Shoes

A Insecta é uma marca de calçados ecológicos, veganos e unissex, feitos com sola de borracha reciclada, palmilha de sobra de tecido e cabedal variado – que pode levar desde uma roupa de brechó à uma garrafa PET reciclada. Além disso, a marca também trabalha dentro das premissas da Economia Circular e cria ações para fechar o ciclo dos seus produtos. A Insecta, aliás, já recebeu premiações importantes no quesito sustentabilidade (algumas até internacionais) e foi a segunda marca  de Moda no Brasil a receber a certificação de Empresa B.

Quer aprender com ela a criar a sua marca sustentável e com propósito? Então não deixe de liberar o seu acesso gratuito à Semana Empreender na Moda: Uma maratona de conhecimento conduzida pela Barbara Mattivy, co-fundadora e diretora criativa da Insecta Shoes.

Clique aqui para saber mais.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *